DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO – A MENSAGEM DA FENAMAR


Em celebração conjunta, a FENAMAR e o SINDAMAR – Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo celebram o Dia Nacional do Agente Marítimo, em evento que contará com as presenças do Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho e do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro.

A solenidade será realizada a partir das 16 horas de hoje (23/junho – Dia Nacional do Agente Marítimo), na sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Cais da Marinha / Porto de Santos e contará ainda com a presença do Presidente da FENAMAR, Waldemar Rocha Júnior, que a respeito dessa importante data emitiu a seguinte mensagem:

 

Dia Nacional do Agente Marítimo

Dia 23 de junho é comemorado, desde 22 de outubro de 2008, instituído pela Lei nº 11.791, o Dia Nacional do Agente Marítimo.

Embora a independência do Brasil tenha sido proclamada em 7 de setembro de 1822, o dia 28 de janeiro de 1808 representou um avanço mercantil singular, com a abertura dos portos às nações amigas, promulgada pelo decreto do Príncipe Regente de Portugal, D. João de Bragança, que viria a ser D. João VI. Antes, todas as mercadorias tinham de passar pelas alfândegas de Portugal.

Mesmo tendo, no início, beneficiado especialmente a Inglaterra, como reciprocidade pelo apoio que Portugal recebeu para que a família real mudasse para o Brasil, a data é considerada um grande avanço nas relações comerciais entre as colônias e países aliados.

Hoje, o transporte marítimo representa 95% do comércio exterior brasileiro, e esses números falam por si.

O Agente Marítimo é o profissional indispensável nessa cadeia logística. Nenhum navio pode entrar e atracar, ou ancorar, para movimentar suas mercadorias, abastecer de combustível ou provisões, e prover atendimentos à sua tripulação, como atendimento médico, embarques e desembarques, sem a atuação competente do Agente Marítimo.

Agindo em estrita cooperação com as autoridades locais, é o Agente Marítimo a garantia de que os procedimentos legais serão cumpridos pelos navios, de qualquer bandeira, que trafegam em águas brasileiras.

Os Armadores, comandantes dos navios e suas tripulações têm no Agente Marítimo a certeza de que todos os trâmites locais serão seguidos para uma escala segura, rápida e eficiente.

Os recentes avanços em tecnologia de informação fizeram com que os agentes marítimos também aprimorassem seus conhecimentos, para que modernas ferramentas de comunicação e sistemas, como Siscomex, PSP, e Siscoserv, possam ser usadas com correção e competência, permitindo agilidade na troca de informações com os órgãos anuentes.

O conhecimento de língua estrangeira, principalmente o Inglês, e a adaptação às diferentes culturas fazem do Agente Marítimo um profissional preparado nessa cadeia logística de grande importância no cenário mundial.

A todos os dedicados profissionais, desde a recepção de uma Agência, passando pelo setor administrativo, custeio, documentação, gerência e diretoria, os mais efusivos parabéns, ao comemorar sua data nacional.

Que Deus continue nos abençoando.

 

Waldemar Rocha Júnior

Presidente

Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima – FENAMAR

 

CNT
Fonasba
Cianam