Mais tecnologia para o comércio exterior brasileiro


Postado em 29/05/2020 ABTTC

Tempo é dinheiro em qualquer lugar do mundo, ainda mais no comércio exterior, que envolve a troca de grandes volumes financeiros e de carga entre os países. E foi exatamente pensando em oferecer mais agilidade a este setor que o Serpro desenvolveu e disponibilizou no mercado o Integra Comex.
Voltada para operadores portuários, como transportadoras, depositários e consignatários, a solução organiza e disponibiliza informações em tempo real sobre as operações de importação de mercadorias em seus respectivos contratos.
Trata-se de um serviço que, incorporado aos sistemas do operador portuário, permite, por meio de um acesso único e centralizado, realizar até 19 consultas em diferentes plataformas governamentais, como o Sistema Mercante e o Siscomex Carga.
“Hoje o trâmite de atualização das bases dos operadores percorre várias consultas, que correm contra o tempo para atender os prazos legais.”
“O principal ganho na contratação do Integra Comex é permitir consultas orientadas por operação, isto é, todas as informações relacionadas a uma determinada operação serão retornadas em uma única solicitação, agregando dados que hoje estão fragmentados em diversos sistemas”, destaca Fernando Lustosa, chefe de Soluções de Comércio Exterior do Serpro.
Agilidade e segurança
De acordo com Adriano Martins, da divisão de Produtos de Informação e Inteligência do Serpro, o Integra Comex trabalha com informações que as empresas já têm acesso por meio de consultas individuais ou uso de robôs.
A grande vantagem da API é simplificar esse trabalho atual, seja automatizando as consultas manuais, seja eliminando a necessidade de criação e manutenção desses robôs. “Isso sem contar na facilidade de implementação e na segurança de estar trabalhando com o acesso direto às bases governamentais, com o dado mais atualizado possível e alta disponibilidade”, acrescenta.
O serviço realiza consulta aos dados do Conhecimento de Transporte Marítimo (CE-Mercante), do Manifesto de Transporte Marítimo e da Escala Marítima. Além disso a ferramenta informa a data da última alteração vinculada a todas as operações acima relacionadas.
E não para por aí. Segundo Paulo Ramos, gerente de Comércio Exterior do Serpro, outras consultas estão em fase de final de testes e em breve serão colocadas à disposição do mercado, aumentando e qualificando ainda mais as informações a disposição dos operadores do comércio exterior.
Plataforma de Inteligência Serpro
O Integra Comex é mais uma das soluções da Plataforma de Inteligência de Negócios (PIN), que promove a automatização do acesso a diversas bases governamentais, como o CNPJ, CPF, Nota Fiscal Eletrônica e Siafi.
“O Serpro está sempre desenvolvendo novos produtos e ampliando sua biblioteca de consultas da PIN. São soluções que integram as empresas a informações oficiais e atualizadas do governo, com rapidez, segurança e confiabilidade, ajudando a promover um ambiente de negócios mais robusto no país”, pontua Thiago Baere, gerente de Negócio para Mercado Privado e Internacional do Serpro.
“As APIs revolucionam o mundo das integrações de sistemas e são grandes protagonistas da nossa era de transformação digital.”
“Assim, procuramos, com o Integra Comex, trazer tecnologias modernas e consolidadas pelo mercado, reduzindo custos de migração e aumentando a segurança, disponibilidade e integridade para os operadores do comércio exterior”, completa Claudio Paranhos, gerente do Domínio de Logística e Processos Aduaneiros no Serpro.

CNT
Fonasba
Cianam