Santos vai sediar congresso dos portos da América Latina em 2021


28/11/2019
Santos foi escolhida para sediar em 2021 o Latin American Congress of Ports, congresso realizado pela American Association of Port Authorities (AAPA), Aliança de Portos do Canadá, Caribe, América Latina e Estados Unidos. De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária de Santos, o evento no município será o maior já realizado pela AAPA latino-americana. Em 2020, ocorrerá em Cartagena, na Colômbia.
A decisão ocorreu com a participação do Porto de Santos no XXVIII Latin American Congress of Ports, entre 19 e 21 deste mês, em Miami, na Flórida. Com isso, a Codesp ingressou em eventos de significativa expressão internacional e estreitou vínculo com instituições no cenário mundial como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a International Association of Ports and Harbours (IAPH).
No congresso, a Codesp apresentou um estande com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. No local, foram realizadas reuniões, uma delas com o diretor internacional do Porto de Roterdã, Rene van der Plas, além de informações sobre o processo de desestatização da autoridade portuária santista.
A delegação da Codesp foi composta pela assessora para assuntos internacionais, Raquel Kibrit, o gerente de Planejamento Estratégico, Roberto Paveck Pinheiro, o assessor da diretoria, Augusto Almudin, e a especialista em Comércio Exterior, Andrea Citron.
O Brasil participou de painéis sobre projetos portuários na América Latina, portos de larga escala e de mesa redonda com armadores e terminais portuários. O coordenador geral de Modelagem de Arrendamentos Portuários da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Disney Barroca Neto, foi eleito segundo vice-presidente da Delegação Latino-americana da AAPA.
CNT
Fonasba
Cianam