China diz que irá responder após EUA ameaçarem novas tarifas sobre US$200 bi em produtos


PEQUIM/WASHINGTON (Reuters) – A China acusou os Estados Unidos de intimidação e alertou que vai responder depois que o governo norte-americano elevou o tom na disputa comercial, ameaçando com tarifas de 10 por cento sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses.

O Ministério do Comércio da China afirmou nesta quarta-feira que está “chocado” e que irá reclamar junto à Organização Mundial do Comércio, mas não afirmou imediatamente como vai retaliar. Em comunicado, chamou as ações dos EUA de “completamente inaceitáveis”.

O Ministério das Relações Exteriores descreveu as ameaças de Washington como “intimidação típica” e disse que a China precisa contra-atacar para proteger seus interesses.

“Essa é uma luta entre unilateralismo e multilateralismo, protecionismo e livre comércio, poder e regras”, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, nesta quarta-feira.

https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1K11B8-OBRBS

“DIVULGAÇÃO DE CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO, SEM FINALIDADE ECONÔMICA OU COMERCIAL”.

EUA dizem que “acerto de contas” sobre políticas comerciais da China é grande demais para OMC

GENEBRA (Reuters) – Um “acerto de contas” sobre as políticas comerciais injustas da China não pode ser adiado, mas muitos dos problemas mais significativos não podem ser resolvidos pela Organização Mundial do Comércio, disse o embaixador dos Estados Unidos, Dennis Shea, em uma reunião da OMC nesta quarta-feira.

“Considerando-se o grande e crescente papel da China no comércio internacional e os sérios danos que a abordagem mercantilista do comércio e investimento liderada pelo Estado chinês causa a parceiros comerciais da China, esse acerto de contas não pode mais ser adiado”, disse Shea em um revisão bianual das políticas comerciais chinesas, de acordo com uma cópia de suas observações preparadas para a entrega na reunião.

Por Tom Miles / REUTERS

https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1K11QX-OBRBS

“DIVULGAÇÃO DE CUNHO MERAMENTE INFORMATIVO, SEM FINALIDADE ECONÔMICA OU COMERCIAL”.

CNT
Fonasba
Cianam