Fenamar celebra dia do agente marítimo nesta quarta-feira
Fonte: A Tribuna - Santos - 23/06/2010
Em constante progresso e sempre em busca de portos mais eficientes, os agentes marítimos comemoram hoje o seu dia. A primeira celebração aconteceu no ano passado, após a data ser instituída, em 2 de outubro de 2008. A conquista foi garantida pela Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), entidade que defende os interesses da categoria.
“É importante termos conseguido fixar essa data, destacando que não é o dia da agência, mas sim dos trabalhadores que atuam no agenciamento. É razão de orgulho conseguirmos instituir um dia para celebrar a profissão que escolhemos”, afirmou o presidente da Fenamar, Glen Findlay, que considera os agentes o elo fundamental da cadeia logística por ser um dos poucos atores que interagem com todos os intervenientes. “O agente já está atuando antes do navio chegar”.
Segundo ele, a data será comemorada em diferentes estados do País em parceria com a Marinha. Em Santos, o evento acontecerá às 16h30, no cais da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), entre os armazéns 27 e 29 do Porto de Santos. Organizado pelo Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), em parceria com o capitão dos portos, Antonio Sérgio Caiado de Alencar, a cerimônia contará com a presença de autoridades e empresários ligados ao segmento. “Em metade dos estados, esses eventos ocorrem na própria capitania, pois a nossa proximidade com a Marinha é muito grande”, ressaltou Findlay.
Satisfeito com a data, o representante da categoria destacou a atuação da entidade, que tem como focos principais garantir melhorias no fluxo da cadeia logística, eliminar burocracias, reduzir custos e ainda buscar no exterior novas experiências e alternativas seguras para o setor. Um exemplo disso, é a participação ativa da Fenamar na Câmara Interamericana de Associações Nacionais de Agentes Marítimos (Cianam), comandada atualmente pelo vice-presidente da Federação, Waldemar Rocha Júnior.
“Participamos recentemente também da missão para a Alemanha da Secretaria Especial de Portos, sempre com a intenção de conhecer outros países, outras realidades, situações e alternativas para que possamos descobrir quais as melhores práticas do mercado”, disse Findlay, mencionando ainda a sua preocupação em tornar os portos mais eficientes.
Nesse sentido, ele ressaltou a atuação da Fenamar no desenvolvimento de três grandes projetos: o Siscomex Carga, o Porto sem Papel e ainda um sistema de despacho de embarcações entregue à Marinha no mês passado e que deverá ser implantado no País inteiro até agosto. “Temos atuado muito próximos das autoridades para ter complexos mais eficientes, trazendo benefício para todos os atores do comércio exterior, e o agente é um deles. O agente vive do comércio exterior”, finalizou.